« Home | Ponte Akashi-Kaikyo ... »

Ponte Millau


Características do Projecto

A ponte Millau, localizada no sul de França, é a ponte mais alta do mundo. Inaugurada em Dezembro de 2004, possui uma altura total de 336 m e um comprimento de 2.460 m, divididos por 6 vãos centrais de 342 m e dois vãos exteriores de 204 m. Os seus 7 pilares, com alturas entre os 77 e os 246 metros são encimados por torres metálicas de 97 m de comprimento. A partir destas torres partem 22 tirantes que suportam as 36.000 toneladas do tabuleiro.
Apesar da sua altura máxima bater todos os recordes, o seu tabuleiro encontra-se apenas a 270 m da superfície do rio Tarn, ultrapassando em 3 metros o recorde imposto pela New River Gorge Bridge (E.U.A.) mas ficando a 51 metros da Royal Gorge Bridge, também nos E.U.A.


Métodos de construção


A profundidade demasiado elevada do vale do rio Tarn impedia que as diferentes secções do tabuleiro fossem içadas. Desta forma, teve de ser adoptada uma técnica de construção tão inovadora como surpreendente.
Em Outubro de 2001, a obra foi iniciada. Para além dos 7 pilares previstos para a ponte, foram instalados mais 7 pilares de suporte temporários para a tarefa seguinte. Com a ajuda de 64 macacos hidráulicos trabalhando em perfeita sincronia, exercendo um total de 7000 toneladas por metro quadrado de pressão em cada pilar, o mesmo que se pode encontrar a cerca de 7.000 m de profundidade, o tabuleiro foi empurrado desde cada ponta do vale ate ao centro, 60 centímetros de cada vez. O tabuleiro é composto por secções de aço com 30 m de comprimento, soldadas umas às outras, formando a espinha do tabuleiro. A sua forma final triangular promove a estabilidade do mesmo. Desta forma, o tabuleiro adquiriu a resistência necessária para o cumprimento da sua função, mas também a leveza exigida para a segurança do processo de transporte do mesmo. É de referir, no entanto, que o tabuleiro não é recto, possuindo uma inclinação de 3% e uma curvatura constante com um raio de 20 km.


Conclusão


Em apenas 38 meses, 2 meses antes do prazo previsto, a distância que parecia intransponível foi vencida.
Com a construção desta ponte, os franceses ganharam não só um lugar no livro dos recordes, como também uma nova ligação entre a capital, a região turística do Sul e Espanha e ao mesmo tempo aliviando o tráfego que todos os anos no Verão sufocava esta pequena cidade.
O seu tempo de vida estimado é de 120 anos mas será durante muitos anos a mais alta ponte do mundo.

Posts anteriores

Powered by Blogger & LT Tech
& Blogger Templates