domingo, janeiro 14, 2007

Ponte Akashi-Kaikyo


Características do Projecto

A ponte Akashi-Kaikyo, também conhecida por Pearl Bridge, localizada no Japão, é até à data a maior ponte suspensa do mundo. Concluída em 1998 com 3.911 m de comprimento total e 1.991 m de vão central, a Akashi-Kaikyo tornou-se a ponte com o maior vão do mundo, superando o recorde anterior, o vão central da ponte Great Belt East (Dinamarca) também inaugurada em 1998, em 367 m. Os vãos laterais têm 960 metros cada.
Foi construída de modo a resistir a factores negativos extremos como fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terramotos. Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a actividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região. Foi exigido, por exemplo, que a ponte tivesse um vão mínimo de 1.500 m para que a segurança do tráfego marítimo fosse garantida.

Métodos de Construção

Neste tipo de ponte de aço, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direccionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro.
As obras da Akashi-Kaikyo começaram, efectivamente, em Maio de 1988. A primeira etapa consistiu na execução da base da ponte, cuja função é transmitir ao solo 120.000 toneladas. Bem mais avançada que a Golden Gate, o levantamento do primeiro cabo da Akashi-Kaikyo, um cabo guia de poliaramida com 10 mm de diâmetro, foi feito por meio de helicóptero. Quanto aos cabos que suspendem o tabuleiro, estes são formados por 290 feixes, cada um constituído de 127 fios de um aço galvanizado de alta resistência à tracção especialmente desenvolvido para esta obra.


Conclusão

A ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji é um projecto que teve como objectivo estimular o crescimento económico e o intercâmbio cultural do oeste japonês. Esteve 10 anos em construção e apesar dos perigos associados ao tipo de construção exigido a segurança elaborada resultou em alguns acidentes pouco significativos e nenhuma morte, sendo considerado um recorde de classe mundial. Os japoneses já parecem ter encontrado um meio de aumentar o comprimento do vão principal deste tipo de pontes a 2400 metros, sendo de esperar o aparecimento de um projecto desta grandeza dentro de poucos anos.