Aeroporto de Kansai
Características do Projecto
O aeroporto de Kansai, localizado na baía de Osaka, no Japão é um dos aeroportos mais impressionantes do mundo. Construído numa ilha artificial com 4 km de comprimento, 1 km de largura e 18 metros de profundidade, a 5 km da costa, este projecto teve de ter em conta a resistência a tufões e terramotos, que frequentemente atingem a região.
Métodos de Construção
O processo de construção iniciou-se em 1987 com o reforço do leito de argila sobre o qual iria assentar a ilha. Através de um processo de sucção, foi retirada água do solo encharcado de modo a aumentar a sua resistência. Após este processo, iniciou-se a construção de uma muralha com 11 km de comprimento, e no seu interior foram despejados cerca de 20 milhões de metros cúbicos de terra provenientes da escavação de montanhas próximas. Por cima disto, ergueu-se um terminal com 1.6 km de comprimento. O seu telhado em forma de asa melhora a circulação de ar no interior do terminal ao mesmo tempo que impõem ao mesmo a sua forma única.
Para ligar a ilha ao território, foi construída a ponte Sky Gate com 3.750 m e dois níveis, 6 faixas de rodagem do tabuleiro superior e 2 linhas-férreas no inferior, assim como um cais de ferries.
Devido ao facto de a ilha se estar a afundar, os engenheiros encontraram uma solução simples mas engenhosa para minimizar os efeitos deste processo.
Os 900 pilares de suporte do terminal são levantados com a ajuda de macacos hidráulicos e por baixo destes são colocadas placas metálicas por forma a manter a horizontalidade do terminal. Na cave, as paredes são móveis, assim como as escadas e todos os sistemas de apoio encontram-se no tecto e não no chão. Em 1999 a ilha já tinha afundado 8 metros, 40 anos antes do prazo previsto.
Agora o assentamento reduziu para cerca de 5 cm por ano, nada comparável no entanto aos 5 cm por mês durante a fase de construção
O terramoto de Kobe de 1995 foi um teste de fogo a esta super estrutura. Mesmo com o epicentro a apenas 29 km da ilha, o aeroporto passou incólume a este desastre. Nenhuma das 5000 janelas da fachada se partiu.
Conclusão
Inaugurado a 4 de Setembro de 1994, este aeroporto foi inovador em vários aspectos e graças à sua localização, pode estar aberto 24h por dia sem consequências negativas para a sua vizinhança.
No entanto, com apenas uma pista, o aeroporto via a sua capacidade limitada e, no caso de um acidente, o aeroporto teria de ser encerrado, com consequências financeiras muito pesadas. Apesar de a divida inicial deste projecto de 15 biliões de dólares ainda não ter sido saldada, em 1999 iniciou-se a construção de uma nova ilha, a apenas 200 metros da primeira. Com a abertura desta segunda pista prevista para 2007, esta é a única maneira de competir com novos aeroportos inaugurados recentemente do outro lado da baia.
O aeroporto de Kansai, localizado na baía de Osaka, no Japão é um dos aeroportos mais impressionantes do mundo. Construído numa ilha artificial com 4 km de comprimento, 1 km de largura e 18 metros de profundidade, a 5 km da costa, este projecto teve de ter em conta a resistência a tufões e terramotos, que frequentemente atingem a região.Métodos de Construção
O processo de construção iniciou-se em 1987 com o reforço do leito de argila sobre o qual iria assentar a ilha. Através de um processo de sucção, foi retirada água do solo encharcado de modo a aumentar a sua resistência. Após este processo, iniciou-se a construção de uma muralha com 11 km de comprimento, e no seu interior foram despejados cerca de 20 milhões de metros cúbicos de terra provenientes da escavação de montanhas próximas. Por cima disto, ergueu-se um terminal com 1.6 km de comprimento. O seu telhado em forma de asa melhora a circulação de ar no interior do terminal ao mesmo tempo que impõem ao mesmo a sua forma única.
Para ligar a ilha ao território, foi construída a ponte Sky Gate com 3.750 m e dois níveis, 6 faixas de rodagem do tabuleiro superior e 2 linhas-férreas no inferior, assim como um cais de ferries.
Devido ao facto de a ilha se estar a afundar, os engenheiros encontraram uma solução simples mas engenhosa para minimizar os efeitos deste processo.

Os 900 pilares de suporte do terminal são levantados com a ajuda de macacos hidráulicos e por baixo destes são colocadas placas metálicas por forma a manter a horizontalidade do terminal. Na cave, as paredes são móveis, assim como as escadas e todos os sistemas de apoio encontram-se no tecto e não no chão. Em 1999 a ilha já tinha afundado 8 metros, 40 anos antes do prazo previsto.
Agora o assentamento reduziu para cerca de 5 cm por ano, nada comparável no entanto aos 5 cm por mês durante a fase de construção
O terramoto de Kobe de 1995 foi um teste de fogo a esta super estrutura. Mesmo com o epicentro a apenas 29 km da ilha, o aeroporto passou incólume a este desastre. Nenhuma das 5000 janelas da fachada se partiu.
Conclusão
Inaugurado a 4 de Setembro de 1994, este aeroporto foi inovador em vários aspectos e graças à sua localização, pode estar aberto 24h por dia sem consequências negativas para a sua vizinhança.
No entanto, com apenas uma pista, o aeroporto via a sua capacidade limitada e, no caso de um acidente, o aeroporto teria de ser encerrado, com consequências financeiras muito pesadas. Apesar de a divida inicial deste projecto de 15 biliões de dólares ainda não ter sido saldada, em 1999 iniciou-se a construção de uma nova ilha, a apenas 200 metros da primeira. Com a abertura desta segunda pista prevista para 2007, esta é a única maneira de competir com novos aeroportos inaugurados recentemente do outro lado da baia.